Ir para o conteúdo principal
Iniciativa de cidadania europeia

Últimas notícias

New initiative registered
  • 03/12/2025
New initiative registered: 'No more double standards on human rights'
Notícias não disponíveis em português mas que podem ser traduzidas automaticamente na página "Últimas notícias".

On 3 December 2025 the European Commission registered a European citizens' initiative entitled 'No more double standards on human rights'.

It calls for establishing a standardised oversight of human rights across the Commission's areas of competence in its external action with third countries’. 

The initiative organisers have six months to open the signature collection.

EU flag, with a symbol and name of the European Parliament
  • 28/11/2025
Audição pública e debate em sessão plenária no Parlamento Europeu sobre a iniciativa «My Voice, My Choice: pelo aborto seguro e acessível»

Em 2 de dezembro, o Parlamento Europeu organiza uma audição pública sobre a 12.ª iniciativa de cidadania europeia bem-sucedida: «My Voice, My Choice: pelo aborto seguro e acessível». Os organizadores foram convidados a apresentar os objetivos da iniciativa e terão a oportunidade de dialogar com deputados ao Parlamento Europeu. A Comissão Europeia será representada na audição pela comissária Hadja Lahbib, responsável pela Igualdade, Preparação para Crises e Gestão de Crises. 

Em 12 de dezembro, os membros do Parlamento Europeu debaterão a iniciativa durante a sessão plenária, com a participação da Comissão Europeia.
 

Ambas as reuniões serão transmitidas pela Internet e gravadas.

New initiative registered
  • 25/11/2025
Registadas duas novas iniciativas

Em 25 de novembro de 2025, a Comissão registou duas iniciativas de cidadania europeia: 

Os organizadores dispõem agora de seis meses para dar início à recolha de assinaturas.

An image of a badge with "1M" in it
  • 17/11/2025
Apresentação à Comissão, para exame, da 13.ª iniciativa válida intitulada « Proibição das práticas de conversão na União Europeia»

Em 17 de novembro de 2025, a iniciativa de cidadania europeia «Proibição das práticas de conversão na União Europeia» foi apresentada à Comissão Europeia, tornando-se a 13.ª iniciativa bem-sucedida que será examinada pela Comissão. 

A iniciativa obteve 1 128 063 declarações de apoio devidamente verificadas de cidadãos da UE, ultrapassando o mínimo exigido de um milhão de declarações válidas e atingindo os limiares mínimos em 11 Estados-Membros.

Os organizadores da iniciativa instam a Comissão a propor uma proibição juridicamente vinculativa das práticas de conversão destinadas aos cidadãos LGBTQ+ da União Europeia.

A Comissão tem até 18 de maio de 2026 para apresentar uma resposta oficial e indicar as medidas que tenciona eventualmente adotar. O que acontece a seguir? Passo a passo.

Physical event (3rd party)
  • 31/10/2025
Seminário «Capacitar os cidadãos: reforçar o empenho num futuro resiliente da UE»

Durante a Cimeira dos Assuntos Públicos, a realizar este ano em Bruxelas, o seminário «Capacitar os cidadãos: reforçar o empenho num futuro resiliente da UE» analisará formas de reforçar a participação dos cidadãos na elaboração das decisões da UE, incluindo através da iniciativa de cidadania europeia. Entre os oradores contam-se David Knight, assessor do Comissário Maroš Šefčovič, e Elisa Lironi, subdiretora executiva do Serviço de Ação dos Cidadãos Europeus (ECAS).

Quinta-feira, 6 de novembro de 2025, 12h00 (hora da Europa Central).

  • 01/10/2025
A Comissão Europeia recebe os organizadores da 12.ª iniciativa de cidadania europeia

Em conformidade com o artigo 15.º do Regulamento ICE, os organizadores da décima segunda iniciativa de cidadania europeia bem-sucedida  «My Voice, My Choice: pelo aborto seguro e acessível» tiveram a oportunidade de explicar pormenorizadamente os objetivos da iniciativa. Foram recebidos em 1 de outubro de 2025 pela comissária da Igualdade, Hadja Lahbib, e por funcionários da Comissão Europeia.

Icon of paper with list and checkmarks and big 'X' indicating refused
  • 29/09/2025
Decisão da Comissão sobre o pedido de registo de uma nova iniciativa

Em 29 de setembro, a Comissão recusou o registo da iniciativa «Seleção ética dos representantes europeus», uma vez que a iniciativa não preenchia as condições formais previstas no Regulamento ICE.

Esta é a segunda recusa desde que o novo Regulamento ICE começou a ser aplicado em janeiro de 2020.

Initiative answered (successful)
  • 03/09/2025
A Comissão Europeia responde à iniciativa «Política de coesão para a igualdade das regiões e a sustentabilidade das culturas regionais»

A Comissão Europeia publicou hoje a sua resposta à iniciativa cidadã «Política de coesão para a igualdade das regiões e a sustentabilidade das culturas regionais», a 11.ª iniciativa bem-sucedida apoiada por mais de um milhão de cidadãos de toda a UE. A iniciativa recolheu mais de 1,2 milhões de assinaturas válidas e atingiu os limiares exigidos em oito Estados-Membros.

Ler a comunicação da Comissão.

 

An image of a badge with "1M" in it
  • 01/09/2025
Apresentação à Comissão, para exame, da 12.ª iniciativa válida intitulada «<em>My Voice, My Choice</em>: pelo aborto seguro e acessível»

Em 1 de setembro de 2025, a iniciativa de cidadania europeia «My Voice, My Choice: pelo aborto seguro e acessível» foi apresentada à Comissão Europeia, tornando-se a 12.ª iniciativa bem-sucedida que será examinada pela Comissão. A iniciativa obteve 1 124 513 declarações de apoio válidas de cidadãos da UE, ultrapassando o mínimo exigido de um milhão de declarações válidas e atingindo os limiares mínimos em 19 Estados-Membros.

Os organizadores da iniciativa instam a Comissão a apresentar uma proposta de apoio financeiro aos Estados-Membros que lhes permita realizar interrupções da gravidez em condições de segurança para qualquer pessoa na Europa que não tenha acesso ao aborto seguro e legal.

A Comissão tem até 2 de março de 2026 para apresentar uma resposta oficial e indicar as medidas que tenciona eventualmente adotar. A Comissão reunir-se-á com os organizadores nas próximas semanas para debater a iniciativa em pormenor. Posteriormente, o Parlamento Europeu organizará uma audição pública.

Logo of Fur Free Europe
  • 01/08/2025
Seguimento da iniciativa de cidadania europeia «Fur Free Europe» (Uma Europa sem peles) 

Na sua resposta à iniciativa «Fur Free Europe» (Uma Europa sem peles), publicada em dezembro de 2023, a Comissão solicitou à Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) um parecer científico sobre o bem-estar dos animais criados para produção de peles com pelo. O parecer da EFSA foi publicado em 30 de julho de 2025. Tendo por base este contributo científico e uma avaliação dos impactos económicos e sociais, a Comissão comunicará, até março de 2026, as medidas de seguimento da iniciativa mais adequadas. 

 

Deseja aprender e colaborar?