Ir para o conteúdo principal
Iniciativa de cidadania europeia

A ICE na escola

A teacher interacts with a classroom full of students

Ferramentas didáticas para as escolas «A Democracia em Ação na UE - Dê a sua opinião com a Iniciativa de Cidadania Europeia»

O que leva os jovens a mobilizar-se por uma causa que lhes é cara? O que podem fazer enquanto cidadãos da União Europeia?  O que pode ser feito se trabalharmos em conjunto, ignorando as fronteiras, sobre questões importantes?  

Motive os seus alunos utilizando o novo conjunto de ferramentas didáticas para as escolas intitulado «A Democracia em Ação na UE - Dê a sua opinião com a Iniciativa de Cidadania Europeia»

Para poderem ser cidadãos ativos, os jovens têm de perceber como funciona a democracia e quais os seus direitos e responsabilidades. O conjunto de ferramentas didáticas intitulado «A Democracia em Ação na UE» apresenta aos jovens a Iniciativa de Cidadania Europeia, incentivando-os a desempenhar um papel ativo no domínio dos assuntos europeus. Destina-se aos alunos que frequentam os dois últimos anos do ensino secundário.

Através do ensino, da investigação, de debates, de trabalhos no âmbito de projetos e de exercícios de dramatização, os alunos aprendem como as decisões são tomadas na UE, de que forma tais decisões afetam a sua vida quotidiana e, mais importante ainda, de que forma a Iniciativa de Cidadania Europeia lhes permite juntar-se a outras pessoas para influenciarem a política da UE sobre questões que considerem importantes. 

«Os meus alunos acharam este módulo muito interessante. As tarefas eram muito estimulantes e divertiram-se bastante, especialmente quando fizeram um vídeo para uma iniciativa de cidadania. Trata-se de uma boa combinação de educação e entretenimento (ludoeducação).»  - Małgorzata, professora do ensino secundário da Polónia

O curso é particularmente adequado para aulas de educação cívica ou sobre cidadania. Pode ser utilizado no âmbito do ensino baseado em projetos, em aulas de línguas estrangeiras ou no âmbito da aprendizagem integrada de línguas e conteúdos (AILC). Está disponível em todas as línguas oficiais da UE.

Saiba mais e descarregue o conjunto de ferramentas

EU Democracy in Action - Have Your Say with the European Citizens' Initiative

Apresentação do conjunto de ferramentas

Em maio de 2023, realizou-se um webinário para apresentar este conjunto de ferramentas aos docentes. Disponibiliza-se abaixo uma gravação do webinário e da apresentação Powerpoint (apenas em inglês).

Também pode ouvir o episódio do podcast «CitizenCentral» «The ABCs of ‘EU Democracy in Action’ — Apresentando um conjunto de ferramentas para a Iniciativa de Cidadania Europeia» (apenas em inglês).

Ver a gravação

Toolkit Webinar powerpoint
Powerpoint presentation used to introduce the educational toolkit
Inglês
(13.42 MB - PPTX)
Descarregar

Concurso de vídeo «ImagineEU»: vencedores

O concurso «ImagineEU» foi organizado durante o ano letivo de 2023/2024 para acompanhar o lançamento do conjunto de ferramentas didáticas para as escolas intitulado «A Democracia em Ação na UE – Dê a sua opinião com a Iniciativa de Cidadania Europeia». 

O concurso «ImagineEU» desafiou os jovens europeus dos dois últimos anos do ensino secundário a aprenderem sobre como serem cidadãos ativos da UE. Os participantes foram convidados a refletir em ideias concretas, que possam contribuir para tornar a UE um lugar ainda melhor para viver e, paralelamente, que beneficiem os cidadãos de toda a União Europeia, baseando-se no conceito da Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE), um instrumento importante ao serviço da democracia participativa na UE que permite aos cidadãos participar ativamente na elaboração das políticas europeias. 

Organizados em grupos de sete, no máximo, os alunos tinham de apresentar ideias criativas num vídeo curto. Foram apresentados mais de 400 vídeos. Os 388 vídeos conformes com o regulamento do concurso foram publicados para votação pública. 

Na fase final, os 50 vídeos mais votados foram avaliados por um júri, que selecionou as três equipas vencedoras. 

VER OS VÍDEOS VENCEDORES 

Prémio

As três equipas vencedoras ganharam uma viagem de estudo a Bruxelas, o centro da União Europeia, que decorreu de 21 a 23 de março de 2024. 

Durante a viagem, as equipas vencedoras tiveram a oportunidade de se reunir com representantes das instituições europeias, que lhes explicaram como são elaboradas as políticas e a legislação da UE e como os cidadãos europeus podem participar na Iniciativa de Cidadania Europeia. 

Consulte as notícias diárias da Comissão de 22 de março de 2024 (artigo disponível apenas em francês).

Photo of the three winning teams

Critérios de atribuição dos prémios

Os 50 vídeos que obtiveram o maior número de votos do público foram avaliados por um júri composto por representantes da comunidade da ICE, constituída nomeadamente por membros das instituições da UE, das autoridades nacionais e das organizações da sociedade civil, bem como por jovens estagiários da Comissão Europeia. O júri teve em conta os seguintes critérios: 

  • Pertinência para a ICE (0-25 pontos): A ideia apresentada no vídeo é um tema pertinente para uma iniciativa de cidadania europeia? 
  • Clareza (0-50 pontos): A mensagem é clara e concisa? 
  • Criatividade (0-25 pontos): Trata-se de uma ideia original? A equipa apresenta a ideia de uma forma interessante? 

 

O concurso foi organizado pelo Secretariado-Geral da Comissão Europeia, SG.A.1 — Unidade de Prioridades Políticas e Programa de Trabalho.

 

Deseja aprender e colaborar?