Ir para o conteúdo principal
Iniciativa de cidadania europeia

Assina ou lança uma iniciativa de cidadania

A iniciativa de cidadania europeia é uma forma única de contribuir para a definição das políticas da União Europeia pedindo à Comissão Europeia que proponha novas leis. Assim que uma iniciativa atinge um milhão de assinaturas, a Comissão decide das ações a tomar. Ver como funciona passo a passo

Se considerar iniciar uma iniciativa, consulte o Fórum da Iniciativa de Cidadania Europeia para obter aconselhamento jurídico e prático.

Últimas notícias

A group of people in front of the EU flag
  • 12/12/2025
The European Commission receives the organisers of the 13th successful European citizens’ initiative
Notícias não disponíveis em português mas que podem ser traduzidas automaticamente na página "Últimas notícias".

In line with Article 15 of the ECI Regulation, the organisers of 'Ban on conversion practices in the European Union' were given the opportunity to explain the objectives of their initiative in detail. They were received on 12 December 2025 by Commissioner for Equality Hadja Lahbib and European Commission officials.

New initiative registered
  • 03/12/2025
Nova iniciativa registada: «Fim à dualidade de critérios em matéria de direitos humanos»

Em 3 de dezembro de 2025, a Comissão registou uma iniciativa de cidadania europeia intitulada «Fim à dualidade de critérios em matéria de direitos humanos».

Esta iniciativa insta a Comissão a estabelecer uma supervisão normalizada dos direitos humanos em todos os seus domínios de competência, no âmbito da ação externa europeia relativa aos países terceiros. 

Os organizadores dispõem agora de seis meses para dar início à recolha de assinaturas.

EU flag, with a symbol and name of the European Parliament
  • 28/11/2025
Audição pública e debate em sessão plenária no Parlamento Europeu sobre a iniciativa «My Voice, My Choice: pelo aborto seguro e acessível»

Em 2 de dezembro, o Parlamento Europeu organiza uma audição pública sobre a 12.ª iniciativa de cidadania europeia bem-sucedida: «My Voice, My Choice: pelo aborto seguro e acessível». Os organizadores foram convidados a apresentar os objetivos da iniciativa e terão a oportunidade de dialogar com deputados ao Parlamento Europeu. A Comissão Europeia será representada na audição pela comissária Hadja Lahbib, responsável pela Igualdade, Preparação para Crises e Gestão de Crises. 

Em 18 de dezembro, os membros do Parlamento Europeu debaterão a iniciativa durante a sessão plenária, com a participação da Comissão Europeia.
 

Ambas as reuniões serão transmitidas pela Internet e gravadas.

Deseja aprender e colaborar?